Agapórnis
Agapórnis, a ave do Amor...
Há uma lenda que diz que, na natureza, quando o parceiro do Agapórnis morre, ele fica tão triste sozinho que acaba morrendo também. Daí o seu nome, que significa “inseparável” em grego. Originário da África, os Agapórnis são divididos em nove espécies, sendo a Roseicollis a mais comum dentre elas — e também a que apresenta maior número de mutações.
Colorido, divertido e brincalhão são os adjectivos que esta ave mais recebe. No entanto, pode não ser sempre assim.Estas aves devem viver sempre aos pares (casais). Um elemento apenas torna-se triste e reservado numa primeira fase, e numa fase posterior pode vir a morrer de tristeza.Essa necessidade de viver aos pares leva a que sejam conhecidos por Inseparáveis ou Aves do Amor. Já o contrário não é verdade, isto é, a presença de outros indivíduos não os incomoda. Se tiver espaço, pode juntar vários casais, e pode fazê-lo com toda a segurança, que eles vão adorar, já que no estado selvagem vivem em grupos constituídos por muitos casais.
Existem nove espécies de Agapornis. No entanto, as mais vulgares são quatro: Fischer, Personata, Nigrigenis e Roseicollis. Esta última é, sem dúvida, a mais popular e a que com mais facilidade encontra no mercado.
Para ter um casal de Agapornis vais precisar de ter uma gaiola com aproximadamente um metro de largura, meio metro de altura e meio metro de profundidade. Podes ter uma gaiola mais pequena, mas esta seria a medida considerada ideal para um casal. Além do comedouro e bebedouro, deve ter uma banheira no fundo da gaiola, estas aves gostam de tomar banho, faz parte da sua higiene pessoal.Como todas as aves, o Agapornis gosta de tomar o seu banho de sol ao principio da manhã e ao fim da tarde. Evite o sol directo durante o dia, e tem sempre presente que as correntes de ar são um risco elevado para as aves.
Alimentação
Para alimentar estas aves podes comprar a mistura para periquitos grandes, existente nas casas de alimentação para animais, ou mesmo nas grandes superfícies. Muda todos os dias a comida e a água. Podes dar, como suplemento, alguns legumes. Estes animais adoram, por exemplo, agrião e espinafre, mas antes de lhos dar, lava-os bem em água corrente. Alguns Agapornis gostam de cenoura, experimenta. Outro alimento que estas aves não dispensam é a fruta, vai variando e tira sempre os caroços, alguns criam dificuldades digestivas desagradáveis, outras podem mesmo tornar-se letais.
Tamanho
Tamanho médio em adulto: 15 cm.Peso médio em adulto: 50g.
Nenhum comentário:
Postar um comentário