A Chinchila
Origem
Originária da América do Sul, das terras altas dos Andes.Na Natureza, a Chinchila está praticamente extinta.O elevado valor que a sua pele atinge nos mercados internacionais, levou a que este pequeno animal fosse capturado até à exaustão.Restam, portanto, duas vias através das quais se tem mantido a sobrevivência destes animais. Uma, que é a sua criação para produção de pele, a qual somos completamente contra.
Outra, é a criação da espécie para a produção de animais de companhia, que é aquela que mais nos interessa.
Descrição
Com pêlos finos, sedosos e brilhantes, a Chinchila é objecto de desejo dos consumidores de casacos de pele no mundo todo. A sua pelagem varia entre as cores standard (cinza claro, médio e escuro), black velvet (preto), bege, branco e rosa. Mas este roedor, que atinge, à idade adulta, cerca de 35 cm, é uma óptima companhia como animal de estimação. Originária das regiões desérticas andinas de baixa temperatura e clima seco, a Chinchila foi praticamente extinta em seu ambiente natural. A sobrevivência da espécie foi assegurada pelas criações em cativeiro iniciadas ainda na primeira metade do século XX. Dócil, deve ser manuseada com frequência para que se habitue ao dono. Dependendo do grau de interatividade, a Chinchila chega a reconhecer a voz do dono. Pode ser uma ótima companhia para crianças, mas não deve ser deixada fora da gaiola sem supervisão, nem ter contacto com cães e gatos.A Chinchila faz sua higiene sozinha, com banhos de “pó de mármore” (carbonato de cálcio). A temperatura do local onde a Chinchila fica alojada não deve exceder 27° C, pois esta espécie não resiste a temperaturas por volta de 30° C e nem exposição ao sol forte.
A Chinchila é um bom animal para ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais.O espaço onde a Chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias.Quanto mais simples for a caixa, melhor. Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areão semelhante ao dos gatos, ou aparas de madeira pequenas.As Chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal. Deve haver sempre água limpa em abundância para a Chinchila beber, de preferência em bebedouro com esfera rotativa.Podes deixar a tua Chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigia sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para «provar» os fios eléctricos e os móveis. Evita que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, que vão tentar atacá-la, quanto mais não seja pela sua curiosidade natural.Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar os dentes, que podes adquirir numa loja de animais para esse fim.
A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pêlos por centímetro quadrado. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado. Elas próprias tomam banho, de areia.
Sâo animais muito activos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado.
Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária.
As chinchilas foram descobertas no século XVI e desde logo caçadas por causa da pele. No início do século XX eram já bastante raras.
Sâo animais muito activos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado.
Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária.
As chinchilas foram descobertas no século XVI e desde logo caçadas por causa da pele. No início do século XX eram já bastante raras.
Alimentação
A sua alimentação deve apresentar alto teor de cálcio, com 30 gramas de ração específica para chinchila por dia, alfafa e complementação vitamínica. A água deve ser de boa qualidade, sem excesso de cloro. Pode-se variar a sua alimentação, observando sempre o funcionamento do intestino. Frutas, legumes e verduras podem fazer parte do novo cardápio.
A sua alimentação deve passar por alfafa e ração, que poderá encontrar numa loja de animais, já com a introdução de todos os nutrientes necessários.
Reprodução
A sua reprodução em cativeiro é extremamente fácil, e as Chinchilas gostam de companhia, a opção é sua...Existem várias tonalidades de pêlo, a mais corrente é a cinzenta.
Tamanho, peso e longevidade
As Chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750 g e viver 18 anos.
Perfil Clinico
A Chinchila é um animal rústico, resistente e de ótima saúde, desde que as condições de temperatura, ventilação e higiene sejam respeitadas. Não necessita de vacinação e não é propensa a epidemias; os eventuais distúrbios são normalmente tratados com sucesso, como diarréia e prisão de ventre. Observadas as boas condições de manutenção do pet, dispensa-se assistência permanente de veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário